Participação Cultural

Professor Leôncio

  • Instagram

Eurípedes Leôncio Carneiro, professor de Literatura, escritor, poeta, Mestre em Letras (literatura e crítica literária pela PUC-GO), membro da UBE-GO, do ICEBE e da Academia de Letras e Artes do DF. Autor de vários livros, entre eles o de poemas: "Todos os Momentos para o Amor"

PALESTRA

Antecipando o centenário da Semana da Arte Moderna

momentos de esperança.jpg

Momentos de Esperança

por Professor Leôncio

Formato: eBook Kindle

Estes Momentos de Esperança são reflexões do Poeta e Professor Eurípedes Leôncio Carneiro sobre o tempo de Pandemia que vivemos, inspirados em textos Teológicos, Poéticos e Filosóficos.

Essas reflexões sobre a Esperança, tem como real objetivo nos tornar fortes para vencer as tribulações destes tempos de desafio, confiantes no amor de Deus.

Conteúdo

CULTURAL

PELA JANELA DO CARRO

Quase todos os dias dos últimos 04 anos coloquei meus pés na Avenida Paulista. Fosse descendo do ônibus, saindo do metrô, finalizando a corrida com motoristas de Uber e taxistas ou agradecendo pelas gentis caronas que já recebi. Posso dizer, sem dúvidas, que ela se tornou o meu lugar favorito de São Paulo, onde me sinto pequena e feliz, vendo tantas pessoas diferentes. Nela, já admirei mulheres que parecem ter empregos importantes. Já esbarrei, sem querer, em homens de terno. Já sentei no chão para conversar com um de seus tantos moradores de rua, que foi uma das pessoas mais inteligentes que já conheci. Já respondi àquelas pesquisas que quase ninguém tem paciência ou tempo para dar atenção. Já participei de entrevistas para os jornalistas da Gazeta. Já ajudei aqueles palhaços, que elogiam os pedestres na tentativa de arrecadar fundos para uma ONG que cuida de crianças. E já a visitei em muitos domingos, sozinha, para ver as famílias, as turmas de todas as tribos, os animais, os shows, as comidas e toda a boa energia que vem desse lugar. E ela, minha amada Avenida, já me viu em todos os meus estados: triste, morrendo de saudades da minha família; feliz, por ter encontrado tanta gente boa nessa cidade; cansada, após uma aula pesada de Pilates; angustiada, por não ter ido tão bem em uma prova; eufórica, por um novo amor; ansiosa, por um final de semana; corrida, atrasada para a faculdade ou para ir ao aeroporto; saciada, após uma boa refeição e, principalmente, grata, por estar vivendo um sonho. Hoje nos encontramos de um jeito diferente. Ela está quase vazia, sem a sua diversidade, que tanto me atrai. E eu não encostei os meus pés em seu asfalto, apenas as rodas. Se meu internato não continuasse, neste momento tão delicado, talvez não nos encontraríamos hoje. E, por isso, mesmo em meio ao caos, sou grata. Saiba, querida Paulista, que o seu brilho continua aí. Tome esse tempo para respirar, como todos nós estamos fazendo. Que, logo mais, tudo volte ao normal e o vazio das ruas seja preenchido pelo calor que vem renascendo em nossos corações.

Texto escrito em 23/03/2020, no início da quarentena pela pandemia de COVID19.

Clara Quitete Rabahi

Estudante do 6º ano

Faculdade de Medicina Albert Einstein

zine.jpg

Rascunhos e Rabiscos de Lamparina: Projeto Zine pela CIência

por Stella Marinelli Pedrini e Clara Quitete Rabahi 

Formato: eBook Kindle

Todo o valor arrecadado pelos autores com a venda deste zine será inteiramente doada para fomentar a pesquisa brasileira, que muito sofreu com a crise mundial do ano de 2020. Contribua você também e desfrute de um material feito com muito zelo para entretê-lo. Este ZINE reúne contos e crônicas sobre os mais variados assuntos, permeados por ilustrações e fotografias incríveis, que proporcionam ao leitor uma experiência completa.